sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ribeirão das Pedras

O Parque Linear Ribeirão das Pedras não existe como parque. Trata-se de um riacho com 10 km de extensão que nasce próximo ao Shopping D. Pedro, passa por Barão Geraldo ao lado da Escola Rio Branco e do Tilli Center e deságua no Rio Anhumas ao lado da Estrada da Rhodia, nos fundos da Hípica Barão.

O Ribeirão atualmente serve de "valeta" para as águas pluviais que, por erosão, aumentou as suas margens - até 1988 as margens do ribeirão tinham 2 metros de largura por 20 cm de profundidade. Atualmente têm até 25 metros de largura e 6 metros de profundidade . Mesmo assim as enchentes são constantes devido aprovação de novas construções que impermeabilizam o solo em sua bacia. Impossível formar um parque contínuo, colocar bancos, jardins e ciclovia em sua extensão, pois uma chuva mais forte arrastaria tudo, como já aconteceu em 2010.

Apesar desta situação, o Ribeirão ganhou o prêmio de melhor projeto ambiental do Brasil 2010, fornecido pelo Ministério do Meio Ambiente. A Prefeitura alega que investiu 31 milhões de reais no Parque e limpeza do Ribeirão. A documentação enviada para o Ministério do Meio Ambiente e que motivou o prêmio é suspeita e contém inúmeras afirmações alheias à realidade do chamado Parque do Ribeirão das Pedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário